Por dentro de uma agência

Agência de moda: medidas necessárias para ser modelo

27/02/2018

Existe um senso comum de que, para ser modelo fotográfico, é necessário ter apenas um corpo alto e magro. Quantas pessoas, pelo simples fato de serem maiores que seus amigos, costumam ouvir dos familiares frases como “Nossa, você poderia desfilar!”?  Em meio a detalhes como o peso e a altura, o que muita gente esquece é que as medidas procuradas pelas agências de modelo vão muito além da extensão total do corpo. Silhueta, quadril, busto… É preciso estar atento a algumas informações importantes se o que você cobiça é se tornar um modelo de sucesso.

É válido ressaltar que, não é porque seu corpo não segue a média do mercado que você está automaticamente fora dele. Atualmente, o mundo fashion tem se mostrado mais inclusivo, provando que há espaço para diversos tipos de corpo – modelos plus size estão aí para confirmar. Por outro lado, é impossível ignorar fatores que pesam nos processos tradicionais de seleção de uma agência de modelo no país. Que tal descobrir as medidas corporais que as agências de moda mais têm levado em conta na hora de escolher seus profissionais?

As medidas mais buscadas pelas agências de modelo

No caso das passarelas, o que se exige de forma geral é que a altura da modelo esteja entre 1,72 m e 1,80 m. Para o busto, recomenda-se algo em torno de 86, assim como uma cintura na faixa dos 60 e quadril também 86. Embora pareçam rígidas, tais medidas garantirão que as peças se encaixem no corpo da modelo perfeitamente, já que as roupas para desfile são feitas em tamanho único.

Já para quem almeja uma vaga como modelo fotográfico, detalhes como a altura não influenciam tanto na contratação. Essa é uma boa pedida para aquelas que não se encaixam no padrão das passarelas, mas desejam uma oportunidade de estampar materiais.Como por exemplo, peças publicitárias e editoriais (aqui, ser fotogênica e ter um rosto bonito conta muito mais!).

Em relação aos homens, as medidas de altura costumam variar de 1,80 m a 1,88 m. Muitas agências de moda também cobram um tórax entre 94 cm e 106 cm, assim como cintura entre 76 cm e 81 cm. Geralmente, exige-se que o modelo de passarela tenha um corpo magro e não tão forte, mas isso é algo que varia de acordo com o tema do desfile (para desfilar peças da temporada de verão, opta-se por homens um pouco mais musculosos). Também é comum que o modelo fotográfico possua um rosto “quadrado”.

Modelo infantil

Para o modelo infantil, não há medidas específicas. Aqui, mais que um rostinho bonito, detalhes como o temperamento da criança e sua capacidade de lidar com demandas profissionais são pontos-chave para a contratação, por parte da agência de modelo infantil. Uma curiosidade é que há agências de moda que optam por crianças com estatura menor que a de sua idade, já que, assim, é possível que ela faça o papel de uma criança mais nova. De resto, desenvoltura e espontaneidade são qualidades fundamentais no processo de seleção.

 

Quer ser modelo?

Entre em contato com a Dois Tons através do telefone (11) 3676 – 0477 ou preencha o formulário de contato! Confira alguns trabalhos realizados por modelos agenciados por nós!

 

________________________________________________________________________________

A Agência Dois Tons é uma agência de modelo e atores. Localizada em São Paulo/SP especializada em: agenciamento de novos talentos, modelos, atores e atrizes; e material fotográfico (book fotográfico) para divulgação.

Compartilhe!