Dicas

Recebeu um não como modelo? Dê a volta por cima com as nossas dicas.

17/08/2018

Os ‘nãos’ fazem parte da vida de todos os modelos, sejam eles fotográficos, de passarela ou qualquer outro profissional do universo da moda. Isso você já deve ter ouvido bastante e não é um mito. Nem sempre você será o perfil ideal, é preciso compreender e não deixar que isso desestimule você.

Principalmente no início da carreira, até que se torne uma modelo ou um modelo que o mercado já conhece, muitas tentativas serão frustradas e isso acontece com todos no mundo da moda.

Modelos de muito sucesso hoje já passaram por dificuldades e ouviram muitos ‘nãos’ antes de chegarem onde chegaram. Acredite, isso aconteceu até com Gisele Bündchen e Naomi Campbell até que se consolidassem no mercado e se transformassem nas celebridades disputadas que são hoje.

Por isso, preparamos esse post, para que você saiba como lidar com a rejeição na carreira de modelo e entenda isso como algo inerente a este mercado. Nem todos os projetos de um arquiteto são aprovados de primeira e nem todas as criações de um publicitário são aceitas de imediato. Assim também é no mundo da moda.

Continue lendo esse post e saiba como não se abalar com os ‘nãos’ que virão.

Ter paciência e persistência é essencial no mundo da moda

É comum que no início da carreira você não seja selecionado para alguns trabalhos, isso acontecerá algumas vezes até que você estabeleça o seu nome no mercado. Por isso, paciência e persistência são duas das fundamentais para quem deseja ingressar no mundo da moda.

Ser rejeitado ou rejeitada para um trabalho não quer dizer, necessariamente, que você não seja bom ou boa o suficiente como modelo. Vários fatores podem influenciar na escolha para determinado cast e não ter o perfil para determinado projeto não quer dizer que você não tenha perfil para outros.

A escolha dos modelos para cada trabalho pode ter relação com o biotipo, estatura, peso e muitas outras características que não estão em você. Por exemplo, se você é um modelo branco de cabelos claros e lisos jamais será selecionado para uma campanha de shampoo para cabelos crespos. E por aí vai…

Ou seja, para ‘vender’ determinada marca o modelo precisa ter as características que convençam o público e por isso, naquele momento, você pode não ser a melhor escolha.

Se é um sonho, seja persistente

Em qualquer profissão, para ter sucesso é necessário ser persistente e não se abater com os obstáculos, que sempre existirão. É claro que você irá cometer erros, mas tente aprender com eles e não se deixar abalar.

Não cultive a ideia e que o problema é com você e tente usar as críticas para melhorar. Pode ser realmente que você não esteja preparado ou preparada, que não tenha desenvoltura ou carisma o suficiente. Se esse for o caso, invista em cursos, workshops e se prepare para novos trabalhos.

Cultive a alegria durante a sua busca, cuide da autoestima, mantenha os cuidados com a saúde e com a beleza. Na maioria das vezes, é questão de tempo até que as coisas se acertem.

Identifique os pontos de melhoria

Assim como em toda profissão, os modelos não chegam ao mercado pronto. E preciso investimento, experiência e dedicação para começar a atender e superar as expectativas. Por isso, é fundamental fazer uma avaliação sincera dos seus pontos fortes e fracos e identificar quais são as mudanças que precisam ser feitas. Sempre haverá.

Procure passar por avaliações de profissionais que já atuam na área para que você tenha noção real de onde está errando e quais os pontos positivos a serem explorados.

Uma boa agência de modelos é fundamental para conseguir bons trabalhos

Encontrar uma boa agência de moda é o primeiro grande passo para engrenar em uma carreira de modelo. Infelizmente, há muitos aventureiros e pessoas mal-intencionadas no mundo da moda, por isso, cuidado para não cair em roubadas.

Além disso, o scouter (ou caça-talentos) conhece bem o mercado da moda e saberá direcionar sua carreira e identificar quais os clientes podem se interessar pelo seu perfil.

Como dissemos, o perfil influencia diretamente na escolha dos modelos para as campanhas, por isso, contar com uma agência consolidada é um passo importante para alavancar a carreira.

Então, já sabe, nada de desanimar com os ‘nãos’ da carreira. Use a rejeição como alavanca para se aprimorar e se transformar em um modelo disputado pelo mercado. E se o motivo da rejeição forem as características físicas, não há o que fazer, a não ser partir para outro projeto.

——

A Dois Tons é uma agência de modelo e atores. Localizada em São Paulo/SP especializada em: agenciamento de novos talentos, modelos, atores e atrizes; e material fotográfico (book fotográfico) para divulgação.

Compartilhe!