Tipos de modelo

Para ser modelo não basta ser apenas bonito…

07/08/2018

Engana-se quem acha que um rostinho bonito é o suficiente para engrenar em uma carreira de modelos. Há muitos mitos que cercam o universo da moda e, sem dúvida, esse é um deles.

São muitas as exigências para quem deseja ser modelo, seja fotográfico, de passarela, de eventos ou de qualquer outro segmento. A imagem é fundamental, é claro, mas também são condições importantíssimas a boa postura, desenvoltura (não só frente às câmeras, mas para conversar), disciplina, persistência, disponibilidade, estudo (sim, o aperfeiçoamento é necessário para seguir nessa carreira) e tantas outras características desejáveis para modelos.

Por isso, nesse post, vamos orientar você para ter sucesso na carreira de modelos, tendo muito mais que um rosto bonito e sorridente.

Como se preparar para visitar uma agência de modelos?

A apresentação na agência de moda é um momento importantíssimo para pleitear uma carreira de modelo de sucesso. É o primeiro passo, a primeira impressão e ela não está limitada à aparência, embora, como dissemos, sim, a imagem é fundamental no universo da moda.

Então, como aumentar as suas chances de selecionada ou selecionado para um casting?

1 – Expressão corporal
No início, é normal que aspirantes a modelo não tenham domínio completo do corpo e das expressões corporais, mas essa é uma habilidade que precisa ser desenvolvida para quem deseja decolar na carreira de modelo.
Seu corpo precisa estar adepto a representar marcas diferentes e suas expressões precisam conversar e convencer os mais diversos públicos. O espelho e as selfies são grandes aliados para você treinar expressões e reações. Grave vídeos e observe cada detalhe, cada movimento do seu corpo e cada expressão do seu rosto. Com o tempo, você passa ter domínio da sua expressão corporal.

A dança também ajuda a conhecer e explorar melhor os movimentos do corpo.

2 – É preciso saber desfilar
Mesmo que você pretenda ser modelo fotográfico, chegar na agência de moda já com domínio de como desfilar em uma passarela ou como andar com mais elegância já somará pontos. Há cursos preparatórios para desfilar e você pode investir neles antes de tentar ser selecionada ou selecionado para um casting.

3 – Modelos não devem ser tímidos
Você até pode ser uma pessoa tímida, mas não pode ser um modelo tímido. Essa profissão não combina com timidez e, por isso, quando for visitar uma agência de modelo, você deve deixa-la em casa.

Modelos estão expostos constantemente a testes, ensaios e entrevistas, ou seja, a timidez não será uma boa aliada nesses momentos. Pratique a desinibição e a espontaneidade. Isso chamará mais a atenção para você durante uma seleção.

Faça ensaios com amigos, fingindo entrevistas, desfiles e ensaios fotográficos.

4 – Aprenda a se posicionar para as fotos
Fotos para trabalhos de moda não são como as fotos que você faz para o Instagram, a menos que você já tenha o domínio de ser fotografada ou fotografado e pratique nas redes sociais.

Fotos profissionais também exigem um bom domínio do corpo e das expressões. É importante ser natural e passar a mensagem que a marca deseja (deixe os carões para as selfies do Instagram ou para casos que o briefing peça).

Treinar em casa, em frente ao espelho, também é uma boa estratégia e vá observando como consegue ser mais espontânea ou espontâneo. Tente reproduzir poses de modelos em ensaios fotográficos, essa é uma boa dica. Também dá para investir em cursos e melhorar essa habilidade.

5 – Estude sobre moda
Se você escolheu o universo da moda porque pensou que não precisaria se preparar, estudar e pesquisar, vai aqui uma péssima notícia. Todos os profissionais, inclusive os modelos, precisam estar atualizados para se manterem no mercado de trabalho.

Um modelo representa uma marca por meio de seu corpo, então, em primeiro lugar, você precisa entender de moda, de tudo sobre moda. Vá a fundo, conheça os maiores designers de moda, estude a história da moda, pesquise os principais eventos fashions etc.

Em segundo lugar, é fundamental que você conheça a marca que está representando. Pesquise, estude, a internet é uma importante aliada nessa missão. Você vai impressionar e ganhar pontos com a agência de modelo e com o cliente se chegar bem informada ou informado.

E para não ter que responder que O Pequeno Príncipe é o seu livro de cabeceira (a menos que seja mesmo), leia bastante e informe-se sobre assuntos gerais. Lembre-se que você estará em contato com pessoas o tempo todo, que podem proporcionar novas oportunidades de trabalho. Você não vai querer fazer feio, não é?

Agora diz, você ainda acha que realmente basta um rostinho bonito para fazer sucesso no mundo da moda? Essa profissão exige muita dedicação, investimento e, sobretudo, persistência, porque os ‘nãos’ correm soltos no universo fashion.

A Dois Tons poderá te ajudar!

Com mais de 25 anos de história, a Dois Tons é uma agência de atores e modelos, por onde já passaram grandes nomes como Fernanda Souza, Mariana Ximenez, Caio Blat, entre outros. Entre em contato com a nossa equipe através do telefone (11) 3676 – 0477 ou preenchendo o formulário do site.

Compartilhe!