Por dentro de uma agência

Veja como funciona o processo de seleção e avaliação em uma agência de modelo.

19/09/2017

O sonho de desfilar nas passarelas é o principal objetivo de muitos (as) jovens em todo o país. Pudera: a brasileira Gisele Bündchen figura há anos no topo das modelos mais bem pagas no mundo. Para realizar esse sonho é preciso saber quais são os métodos de avaliação de uma agência de modelo e como é a aprovação daqueles que buscam a fama, sejam homens ou mulheres.

INICIANDO O PROCESSO

A primeira parte, como em qualquer outra profissão, é o contato com uma agência de modelo. O candidato à vaga deve agendar um horário com um dos produtores da empresa para fazer a avaliação. A escolha dos candidatos, na maioria das vezes, ocorre pelo cliente e não pela agência de modelo que está agenciando o candidato.

A AVALIAÇÃO

Com o contato realizado, chegou o momento da avaliação. Há alguns padrões que a indústria da moda segue: altura, peso, tamanho do busto e quadris geralmente entram nos quesitos para mulheres. Já os homens dependem de seu condicionamento físico, bem como uma altura mínima. Novamente, isto não é a regra, mas os padrões de exigência variam de acordo com o que a agência de modelo procura no momento – ou naquilo que ela é especializada.

Passando desta etapa, é a vez da modelo se apresentar através de um ‘casting’ – ou seja, como ela se portará em frente aos clientes (podendo ser um casting presencial ou apenas pelo book fotográfico). Neste ponto são avaliados diversos fatores, sendo uns dos principais: a postura e a forma como se apresenta. Outras características também serão avaliadas, como a utilização da maquiagem, a roupa e a desenvoltura. Aqui o produtor poderá decidir se a(o) candidata(o) tem a especificação necessária para ser contratada.

A APROVAÇÃO

Com a aprovação do modelo, chegou a vez de constituir o material a ser apresentado aos clientes – novamente, o casting. O primeiro passo após a aprovação é fazer um book fotográfico com uma agência de modelo. Ele será uma carta de apresentação do aprovado, sendo primordial para que os clientes possam selecionar profissionais para seus desfiles – ou campanhas, de acordo com a área de atuação. Durante todo esse período, os modelos serão treinados para saberem como atuar no segmento da moda. Aqui a composição vai desde as roupas como a maneira de se comportar, andar, falar e se relacionar neste meio que movimenta bilhões todo ano. Após fixar sua imagem, o (a) modelo já está pronto para se destacar.

NOVOS PADRÕES PARA NOVOS TEMPOS

O que muitas agências de modelo vêm apostando na hora de avaliar e contratar modelos são os padrões em que elas se encaixam. As passarelas ainda são dominadas por profissionais magros, mas em outras situações há a contratação de modelos plus size para determinar campanhas. Outros perfis, que variam da altura até o formato do rosto, podem ser amplamente utilizados por agências de modelo que direcionam seus contratados para a realização de comerciais, programas de televisão, novelas, filmes. Assim, mais pessoas conseguem o sonho de serem agenciados.

INTEGRIDADE DA AGÊNCIA DE MODELO

As etapas descritas acima são métodos que a maioria das agências de modelo utiliza para a contratação de novos profissionais. Por isso é importante ficar atento a falsas agências  de moda que cobram valores exorbitantes de suas candidatas como critério de avaliação – seja no book a ser apresentado ou na ‘manutenção’ da carreira. Isto pode ser configurado como crime. Por isso, é cada vez mais necessária a atenção e conhecimento sob a origem do modelo, para não financiar uma prática que não avalia, nem aprova – apenas explora.


A Agência Dois Tons é uma agência de modelo e atores. Localizada em São Paulo/SP especializada em: agenciamento de novos talentos, modelos, atores e atrizes; e material fotográfico (book fotográfico) para divulgação.

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