Características mais buscadas pelas agências de atores

07/02/2018

Atores e Atrizes

Para quem sonha com a carreira de ator ou atriz, o melhor caminho é ser agenciado, por uma agência de atores séria, comprometida e com credibilidade no mercado. Veja a seguir como funciona o processo de casting e quais são as características mais buscadas para esse tipo de trabalho.

 

O que uma agência de atores busca em um candidato?

Em geral, não existe um padrão estético definido para quem quer ser ator, diferente dos modelos, por exemplo. Afinal, campanhas ou papéis diferentes exigem perfis de pessoas diferentes.

O que as agências de atores esperam são pessoas comunicativas e desinibidas, que tenham desenvoltura em frente às câmeras ou com o público. Também é fundamental ter uma boa dicção e capacidade de improviso. Essas são as características gerais que quem se propõe a atuar precisa ter e desenvolver.

Como funciona a seleção de atores por agência?

Agora, vamos entender em detalhes como funciona o casting de atores. Normalmente, tudo começa quando a empresa ou produtora entra em contato com a agência falando sobre o projeto planejado. Nesse momento, é normal que já tenha sido definido o perfil de ator necessário: homem, mulher, criança, loiro, moreno, de estatura mediana ou qualquer outra característica que seja importante de dentro do contexto.

O próximo passo é a convocação dos atores agenciados que se enquadrem no perfil solicitado pelo cliente da agência para fazer o teste com o diretor de casting. Ao ser convidado para participar do teste, o ator recebe o material correspondente, ou seja, a cena que ele deverá interpretar durante a audição.

Os testes com todos os candidatos são feitos em um ou dois dias (dependendo da quantidade de pessoas que irão participar) e depois de ver todos os atores em ação, o diretor decide qual deve ficar com o papel de acordo com a sua performance.

Preparação para o teste

E aqui há outra característica importante que as agências consideram sobre os atores: a preparação para o teste. Mostrar-se preparado já é o primeiro passo para conseguir o papel e/ou obter outras oportunidades no futuro.

Mas como se preparar? A primeira dica é reunir o máximo de informações possíveis sobre o teste. Quando o produtor entrar em contato, tire todas as suas dúvidas, desde o horário que você precisa chegar até a roupa que deve vestir e o que mais não estiver muito claro.

Quando for para o teste, leve na bolsa algumas fotos de trabalho, do rosto e do corpo. Nem sempre elas são solicitadas, mas, se forem, é bom ter essa carta na manga! Utilize roupas neutras e confortáveis, que não limitem os seus movimentos. Quando estiver a caminho, faça um aquecimento de voz, repasse as falas mentalmente para já entrar no personagem que você irá interpretar.

Se você receber as falas minutos antes do teste, concentre-se o máximo possível para conseguir memorizá-las a tempo de entrar em cena.

E lembre-se: muitas pessoas estão ali disputando o mesmo papel, por isso, tente sempre entregar algo que esteja além das expectativas da equipe de produção.

Entre em contato

A Dois Tons possui mais de 50 mil trabalhos realizados! Confira atores importantes que já passaram pela agência e entre em contato, através do telefone (11) 3676 – 0477 ou preenchendo o formulário de contato.

________________________________________________________________________________

Agência Dois Tons é uma agência de modelo e atores. Localizada em São Paulo/SP especializada em: agenciamento de novos talentos, modelos, atores e atrizes; e material fotográfico (book fotográfico) para divulgação.

 

Compartilhe!