Book Fotográfico

Entenda melhor sobre book fotográfico para agência de modelo.

19/09/2017

Em qualquer área de atuação, os profissionais que buscam novas colocações apresentam seus currículos e/ou portfólios para mostrarem que são competentes e aptos para os cargos. Em uma agência de modelo, o processo não poderia ser diferente: são os books fotográficos que ditam quem terá a chance de uma entrevista para uma possível admissão. Este é um dos passos daqueles que querem seguir a carreira como modelo, por isso é indispensável conhecer como é realizado o processo, para que profissionais e empresas possam trabalhar de forma conjunta.

O QUE É E COMO FUNCIONA ?

Basicamente um book fotográfico para agência de modelo é uma seleção das melhores fotos, em diferentes perfis e ângulos, demonstrando mais sobre a profissional a ser selecionada pelos clientes para suas campanhas, desfiles e eventos. Ele atua basicamente como o próprio portfólio da modelo, que buscará mostrar o melhor que a profissional tem – seja valorizando sua beleza natural, curvas ou até mesmo expressões que a tornem única.

O book fotográfico não é apenas uma seleção esporádica de fotos: ela é o material feito exclusivamente para ter apelo comercial. Neste sentido, não vale a pena contratar um estúdio para fazer fotos que as próprias modelos poderiam tirar. É preciso de profissionais que entendam do assunto e tenham experiência em books, valorizando o que há de melhor na pessoa. Quando o álbum é destinado para um determinado emprego – como comerciais televisivos – a forma de tirar as fotos pode se diferenciar de um material para um desfile de moda, por exemplo.

FAZENDO UM BOOK FOTOGRÁFICO

Como dito, é necessária a contratação de um fotógrafo ou agência de modelo. Aqui serão definidos vários aspectos: o cabelo, solto ou preso; as unhas, pintadas ou não; a roupa, mais descolada ou formal; as poses, extrovertidas ou sérias; a maquiagem, valorizando os traços ou sem nenhum componente; a luz, que irá mostrar ou esconder determinados elementos; entre outros recursos.

O fotógrafo a ser escolhido tem que atender alguns pré-requisitos para manter a confiança das modelos. O principal deles é books elaborados anteriormente para outros profissionais, assim como referências acerca do seu trabalho. A dica primordial para não pagar ‘o olho da cara’ é buscar parceiros das agências, tornando o processo menos custoso.

A grande vantagem é que mesmo se houver uma infinidade de fotos, a modelo ou a agência de modelo podem compor o book fotográfico através da própria internet, selecionando as melhores fotos para seu portfólio (antes, as pessoas precisavam selecionar, uma a uma, nas próprias empresas de fotografia). O casting, contato do cliente com a agenciadora da profissional é feito, em grande parte dos casos, através dos books. Por isso algumas modelos fazem não apenas um, mas vários materiais para os diferentes segmentos. Estas conseguem trabalhos de forma muito mais fácil que as concorrentes que apostam apenas num book.

A PORTA DE ENTRADA

Com um book fotográfico, a modelo estará pronta para fazer testes em agências de modelo, apresentar seu trabalho para os clientes e compor um portfólio de imagens que será a base da sua carreira. Os books são utilizados até por grandes estrelas da passarela, onde a sua desenvoltura e capacidade de se adaptarem a circunstância as tornam líderes no mundo da moda. Por isso, para saber da qualidade de uma agência de modelo, confira os books das profissionais: quanto mais variedade e opções, melhor será o aproveitamento nas diferentes campanhas e desfiles a serem realizados.


A Agência Dois Tons é uma agência de modelo e atores. Localizada em São Paulo/SP especializada em: agenciamento de novos talentos, modelos, atores e atrizes; e material fotográfico (book fotográfico) para divulgação.

Compartilhe!